quinta-feira, 24 de maio de 2012

Feira de São Cristovão - Origem e história



    A Feira de São Cristovão tem como objetivo divulgar a cultura do Nordeste proporcionando aos seus visitantes um conhecimento muito próximo da identidade nordestina. Trata-se de um espaço urbano com uma proposta cultural sobre as características nordestinas, atraindo o público com sua forma descontraída com que são exibidos seus atrativos e suas diversidades relacionadas ao artesanato, à culinária, à musica, à dança e à literatura, que encantam e enriquecem muito.
    Também conhecida como Feira dos Nordestinos, Feira da Paraíba, entre outras denominações, o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas se caracteriza por ser um lugar informal e receptivo, onde se tem contato com diversos tipos de pessoas das mais variadas classes sociais e com uma cultura rica em estilos e tradições regionais, proporcionando ao público uma ampla variedade de entretenimentos.
    O Bairro de São Cristóvão teve sua origem na grande sesmaria pertencente aos jesuítas, que se estendia do Rio Comprido até Inhaúma e que entre 1572 e 1583, foi dividida em três engenhos denominados  Fazenda do Engenho Velho, Fazenda do Engenho Novo e Fazenda de São Cristóvão. Seu nome se deve à igrejinha dedicada ao santo erguida pela Companhia, junto à praia habitada apenas por alguns pescadores. Este bairro de São Cristóvão começou a ter mais destaque com a chegada de nordestinos à cidade do Rio de Janeiro, atraídos pela construção da estrada Rio- Bahia (BR-116). Eles desembarcavam dos chamados caminhões paus-de-arara em busca de trabalho. Diante das ofertas de empregos, eles chamavam seus parentes e amigos para virem para o Rio em busca de melhores condições de vida. Ao chegarem cedo a São Cristóvão, linha terminal da cidade, ficavam esperando a chegada de seus conterrâneos com comida e viola para passar o tempo.
    Quando eles chegavam, vinham com as encomendas de compras dos que ficaram no nordeste e a partir daí foi surgindo um sistema de trocas de encomendas e venda de produtos, caracterizando uma feira informal que durante 58 anos permaneceu no campo de São Cristóvão. A fundação da feira é datada de 2 de setembro de 1945 e se caracterizou quando o cordelista Raimundo Santa Helena fez e declamou o primeiro poema em homenagem aos homens que vinham da guerra, poema "Fim de Guerra" em frente ao Colégio Jesuíta.
    A feira, a partir desta ocasião, foi se organizando e se expandindo, circundando o campo de São Cristóvão, passando a ocupar ao ar livre um espaço de destaque, atraindo muitos visitantes, com quem os feirantes eram extremamente receptivos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário